A História da Origem dos Livros

Pelos idos de 1986 por já trabalhar em informática e já estar na atividade de segurança da informação (tudo isto na empresa IBM Brasil) e ainda por ter estado ativo na comunidade de especialistas no assunto da época; fui convidado para ser “Professor Convidado” na PUC Campinas na disciplina de Segurança da Informação no curso de pós-graduação (lato senso).

 

O assunto “segurança da informação” por esta época, 1986, ainda era algo embrionário, ao menos para a comunidade civil (a comunidade militar já tinha este conceito enraizado e já trabalhava no assunto), e material de consulta para desenvolver as aulas, que se seguiam semanais, era coisa rara e eu por trabalhar numa grande empresa e ter acesso a informações exteriores ao Brasil e de forma mais rápida que o usual da época podia assim fazer desta e pode passar para a comunidade em que atuava. O único problema na época era a maneira que estas informações seriam passadas aos alunos; após a compilação das informações usamos na época o que havia disponível ou seja o mimeógrafo (veja o que é em http://pt.wikipedia.org/wiki/Mime%C3%B3grafo) para reproduzir o material.

 

E assim o fizemos durante o ano letivo, preparando material nas semanas anteriores para serem distribuídos nas aulas. Ao final do período tínhamos um grande quantidade de material inédito para época. A partir do material, surgiu a idéia de se tentar a publicação do mesmo. Saí a procura de editora, enviei cartas para várias explicando o conteúdo e fiquei no aguardo. Depois de algumas semanas e meses, comecei a receber as respostas, lembro que na época houve interesse de cinco editoras. Fiz a opção por aquela que na época havia melhor distribuição. Depois de várias revisões do texto e também diversas idas para a cidade de São Paulo para entrega do material e retirada. Aqui vale mencionar que todo o trabalho de montagem do livro página a página foi feito por mim, usando os sistemas aplicativos disponíveis na época, e posso dizer que foi um trabalho artesanal pelas circunstâncias. Vale salientar que a idéia inicial era a publicação de um livro; mas o editor sugeriu a criação de dois livros; pois cabia o assunto e a quantidade de material compilado atendia a esta necessidade.

 

Ao fim das idas e vindas, os livros foram lançados na Bienal do Livro em São Paulo no mês de agosto de 1988. E também houve lançamento posterior, outubro do mesmo ano, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Foram editados 3.000 volumes de cada livro. 

Assim foi a história de criação dos livros. 

 

Anúncios

2 Respostas to “A História da Origem dos Livros”

  1. Carlos Signorelli Says:

    História idêntica

    Que coisa!
    Pela mesma época eu fiz o mesmo périplo com minha coleção de Matemática para o colegial ( hoje Ensino Médio ). Toda semana eu ia à Ática para prepará-lo, corrigir exercícios… E quando ele saiu, 4 anos depois, em 1989, eu senti uma das grandes felicidades em minha vida. No seu caso, o assunto era novo, tão novo que só 10 anos depois veríamos a sua importância. E como mudou! Mas você vai me perdoar se eu lhe confessar algo? A sua contribuição para Campinas e sua história é tão importante que a sua contribuição à auditoria em informática ficou em segundo plano. Aliás, fico pensando, aliás já pensei muito sobre isso, em iniciar a publicação de textos da história de Campinas, não no estilo daquela maravilhosa da Unicamp (muito acadêmica, coisa de teses, e afins) mas na linha do conto, do texto curto, ou de histórias da História. Temos gente muito boa (ótima) nesse assunto. Mas, em todo caso, parabéns pelo ineditismo da época.

  2. João Marcos Fantinatti Says:

    Prof. Carlos Signorelli, Muito grato pelas palavras elogiosas. Também vem ratificar a minha experência vivida no passado, em termos de publicação de livro pelo idos de 1988. Fico imaginando o quanto era difícil a publicação de algo do tipo, há 60, 70, 80 anos atrás. É por isto que procuro preservar a memória daqueles campineiros que o conseguiram (ex. Raphael Duarte em 1905, Benedicto Octávio em 1922, Leopoldo Amaral em 1927 e outros tantos). Mas realmente foi com muita satisfação e orgulho, por sinal até hoje, pelo feito na área em que milito profissinalmente ainda nesta data.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: